Jaguar sobre o rebranding controverso: “Esperávamos essa reação”

All publicity is good publicity.

Este é o mantra da Jaguar diante da explosão de críticas ao rebranding da marca de carros de luxo britânica.

Anunciada há uma semana, a mudança foi brutal. Além de cores mais vibrantes (praticamente extintas do setor automotivo), a montadora nonagenária também adotou o minimalismo na nova marca.

Mas para muitos a maior heresia foi a retirada do leaper – o jaguar saltando – e a inserção das letras J e R no lugar. 

Teve mais: a primeira propaganda anunciando a nova marca mostrou modelos de etnias e gêneros diferentes, vestindo roupas chamativas e de cores vibrantes em um cenário futurista. Para os consumidores mais conservadores, a Jaguar teria abraçado a agenda woke.

E o carro? 

Bom, ele ainda não apareceu. 

O managing director da Jaguar, Rawdon Glover, disse ao Brazil Journal que tudo faz parte da estratégia — basicamente um “falem mal, mas falem de mim” – e  que a marca não vai voltar atrás.

“Estamos completamente confiantes na direção que escolhemos para a nossa nova filosofia criativa. Fomos ousados, dramáticos e corajosos na nossa abordagem, e não estamos olhando para trás,” disse Glover.

A seguir, trechos da entrevista. 

Como você viu a reação ao anúncio da marca? Esperava tanto barulho?

Temos uma estratégia bem definida para relançar a marca, e estamos executando com muita clareza – ela é ousada e ambiciosa. Precisávamos romper barreiras e fazer algo que realmente nos colocasse em evidência.

A ideia sempre foi atrair atenção global e incentivar conversas sobre a marca. Estamos muito animados com o enorme interesse e as reações que a Jaguar despertou em apenas 24 horas, mesmo sem apresentarmos nosso novo produto. E agora, a espera está quase no fim.

Vocês esperavam esse tipo de reação?

Sim, a reinvenção criativa da Jaguar foi planejada para atrair muita atenção global, fomentar discussões online e despertar interesse antes da apresentação do nosso Design Vision Concept na Miami Art Week, em 2 de dezembro.

O que diria aos críticos? O plano segue firme ou a Jaguar pode ajustar a estratégia?

Estamos cientes do debate online sobre nossa nova identidade de marca e o logotipo, mas estamos completamente confiantes na direção que escolhemos para a nossa nova filosofia criativa. Fomos ousados, dramáticos e corajosos na nossa abordagem, e não estamos olhando para trás.

Muita gente criticou a mudança do logotipo, substituindo o tradicional jaguar. Como você viu isso?

O novo símbolo da Jaguar foi pensado para ter um destaque especial na frente do carro, sendo nossa nova assinatura. Ele é uma celebração do design geométrico, simétrico e simples, com uma escala equilibrada, que transmite autoconfiança.

O leaper continua sendo nosso símbolo de origem. Ele tem um toque sofisticado e representa a excelência, sendo um detalhe especial que pode ser descoberto ao longo do veículo.

Afinal, como você imagina o papel da Jaguar no futuro?

A Jaguar sempre foi conhecida por criar carros desejáveis e aspiracionais, e é esse espaço que queremos ocupar novamente. Para isso, vamos reposicionar a marca em um patamar mais elevado, com um preço médio quase o dobro do atual.

Essa estratégia exige uma reimaginação completa da marca, com um caráter totalmente novo: progressivo, ousado e sempre fiel ao DNA da Jaguar, que nunca foi uma cópia de nada. Vamos continuar respeitando nossa história, mas com os olhos voltados para o futuro.

O posto Jaguar sobre o rebranding controverso: “Esperávamos essa reação” apareceu primeiro em Brazil Journal.